fbpx
;
23 novembro

Fundo do Poço

O texto “Fundo do Poço” foi originalmente escrito em Novembro de 2017 para a minha página do Facebook. Ele foi um dos textos mais comentados (22), reagidos (256) e compartilhados (45) por lá. Além das diversas pessoas que vieram se abrir e compartilhar suas dores comigo no privado.

Lembrei de colocá-lo aqui no site, pois algumas pessoas estão compartilhando novamente em suas lembranças de 1 ano.  😍


Você já esteve no fundo do poço?
Eu já!
Você tem medo do que pode encontrar por lá?
Eu ainda tenho.
Alguns devem pensar: “Ah, mas você é psicóloga e não devia ter esse tipo de sentimento ou não devia expor suas fragilidades em público….”
Para esses eu respondo…

Justamente por ser psicóloga eu sei que sou tão humana como outros seres humanos, não sou imune aos desafios da vida e por isso possuo um “kit de fragilidades e desafios” como qualquer pessoa possui. Pode ser que o meu kit seja totalmente diferente do seu ou talvez apenas alguns itens sejam diferentes, mas a verdade é que todos nós temos esse tal “kit”. E as fragilidades que temos que enfrentar podem ser tanto objetivas e estarem no nosso corpo (fisicamente falando) ou podem ser subjetivas e fazerem parte de nossas mente, psiquê ou como você queira chamar. Também existe a possibilidade de algumas fragilidades simultaneamente fazerem parte do corpo físico e da mente subjetiva, e essa mistura estar tão bem distribuída que nem conseguimos definir de fato onde começa uma parte e termina a outra.

Voltando ao fundo do poço…

(Ou vc achou que eu estava fugindo de lá ou deixando você fugir?)

Tenho pensado bastante sobre este assunto e o potencial transformador que o fundo do poço pode trazer para nossas vidas. Talvez esse meu momento reflexivo seja influenciado pelo livro que li recentemente chamado “A minha depressão”* ou talvez por eu lembrar que há 2 anos finalmente sai do poço mais profundo que estive em toda minha vida devido ao estresse que meu antigo trabalho causou. Ao sair eu me senti mais forte, renovada e preparada para todos os desafios que a vida iria me apresentar dali em diante. E como que estar em um lugar tão doloroso, frio, sombrio, assustador, solitário e quaisquer outros adjetivos que você queira colocar na lista, pode trazer experiências tão boas?

O que venho percebendo, não só das minhas experiências, mas na de outras pessoas que igualmente passaram e passam por isso, é que é no fundo do poço que descobrimos que temos um outro “kit”, o chamado “kit das fortalezas e soluções”. Só que este kit não estava escondido no fundo do poço, a verdade é que ele estava conosco o tempo todo, só não tínhamos nos dado conta ainda. Foi necessário estarmos em meio aquela escuridão fria e solitária para percebermos que as ideias e soluções mais brilhantes estavam conosco. Só lá que conseguimos ver com mais clareza o brilho delas.

As nossas fortalezas e potencialidades, da mesma forma, estavam conosco há muito tempo, mas apenas quando chegamos num ponto em que sentimos que não existe outra saída, é que percebemos que só existe um único caminho e este é o caminho de volta para cima. Também é diante desta situação que descobrimos que temos força suficiente para subir e suportar o peso do nosso próprio corpo.

O fundo do poço pode até nos dar novas ferramentas que irão desenvolver as nossas potencialidades, mas para termos acesso a elas, é preciso ir até onde elas estão, ou seja, naquele lugar sombrio e assustador.

Às vezes caímos em um poço bem profundo, como o que eu estive há 2 anos, às vezes eles são mais rasos e por isso, conseguimos sair mais rapidamente, mas o importante é nos lembrarmos que temos toda a capacidade de sair lá de dentro, aprendermos muito com toda essa experiência e principalmente aprendermos muito sobre nós mesmos.

  • O que você tem aprendido sobre você mesmo(a) em cada fundo do poço onde já esteve?
  • Quais soluções, fortalezas e potencialidades ficaram visíveis apenas nessas situações mais críticas?
  • Como esses aprendizados podem te ajudar quando você chegar ao fundo de outros possíveis poços?

Se não desejar, você não precisa dizer o que exatamente ocorreu em sua vida, mas pode ser interessante relatar os aprendizados extraídos dessas experiências.
Se te deixar mais à vontade, você pode me responder essas perguntas no privado. 😉

  • Depois de refletir sobre essas experiências, será que ainda deveríamos ter medo de cair em algum futuro poço? 😉

Neste link da Amazon*, você encontra o livro para comprar. Ainda não coloquei a resenha dele aqui no site, mas resumidamente a autora mostra a depressão através de sua própria perspectiva e com ilustrações. O livro é interessante, mas não recomendo a leitura para quem esteja passando por um episódio depressivo mais grave sem o devido acompanhamento com psicólogo, pois certas partes do livro podem servir como gatilhos emocionais.

Você pode ver minhas dicas de leitura/resenhas aqui.

*Comprando por este link, você me ajuda a continuar lendo livros pela Amazon e compartilhando minhas opiniões por aqui. 😉

Psicóloga e Coach. Meu objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem novas possibilidades para ultrapassar as barreiras para a REALIZAÇÃO dos seus SONHOS, tanto profissionais quanto pessoais.

Comentários

comentários

  • Ponha em prática os seus sonhos e viva de realizações.

    21 99897-5242

    thais.canto@realizasonho.com

    • RealizaSonho por Thaís Canto - LinkedIn
    • RealizaSonho por Thaís Canto - Instagram
    • RealizaSonho por Thaís Canto - Youtube








  • Cadastre-se e receba dicas para

    realizar seus sonhos!