fbpx
;
6 março

Passo a passo para recolocação profissional ou primeiro emprego

Neste período do ano (pós-carnaval), é comum muitas pessoas buscarem uma nova oportunidade profissional ou primeiro emprego.

Desde de Dezembro, tenho percebido um aumento no número de pessoas me solicitando dicas ou enviando dúvidas ou perguntando sobre meus serviços relacionados a recolocação profissional ou busca de um novo emprego.

Para facilitar a vida de todo mundo… a minha, a de quem tem me mandado mensagem, a sua, de seus amigos que estão buscando um novo emprego e etc, resolvi construir este texto juntando tudo o que já escrevi ou publiquei em minhas redes sociais sobre este assunto. A ideia é fornecer um passo a passo para todos que estão em busca de uma nova oportunidade profissional.

Já que a ideia é ser um passo a passo ou uma especie de guia, continuarei atualizando está página a cada vez que produzir um novo conteúdo relacionado a busca de emprego. Então sugiro que você salve essa página nos seus favoritos para que possa retornar aqui e consultar todo o material a esse respeito sempre que precisar.

 

1º passo – Ter um currículo atraente e bem escrito

 

Para isso, sempre recomendo este texto da Exame com “12 modelos de currículo para baixar e preencher” . Escolha o modelo que melhor se adeque a sua necessidade, baixe e preencha conforme instruções.

Para você não cometer nenhum erro ao elaborar o seu CV, veja este texto que fiz para o Superela:


11 erros fatais que você não pode cometer no seu currículo


Agora que você já tem o modelo de CV adequado para a sua necessidade, tem as instruções de como preencher e sabe quais são os erros mais comuns que você deve evitar a todo custo no seu CV, está bem preparado para começar a se candidatar às vagas, certo!?

Bem …. nesta etapa algumas pessoas me pedem para “dar uma olhadinha” no seu CV e conferir se está tudo certo. Não tenho problema nenhum em revisar o seu currículo, mas vale lembrar que não conseguirei “dar uma olhadinha”. Na verdade terei que separar parte do meu tempo para fazer isso, terei que entender qual(ais) vaga(s) você está buscando, saber quais informações mais relevantes da sua experiência profissional precisam estar presentes no seu currículo, pensar na melhor forma de comunicar suas habilidades e conhecimentos para um possível empregador e inclusive descobrir algumas palavras-chave para usar no seu CV. Ufa!!! É um bocado de coisas para fazer e por isso essa revisão não é uma simples “olhadinha”.

Se posso ou não rever o seu currículo (ou até elaborar ele do zero)?! Claro que posso! Mas lembre-se que este é um dos serviços que ofereço que por demandar um tempo e atenção ao realizar as tarefas que mencionei anteriormente, precisarei cobrar por ele. 😀

Na aba serviços você encontra a descrição desta “Consultoria Personalizada para Elaboração/Revisão de Currículo

 

2º passo – Carta de apresentação

 

É nada mais nada menos do que uma carta onde você apresenta os motivos pelos quais deseja concorrer àquela vaga. Como nem toda empresa exige este documento, vou falar mais sobre ele em outro momento.

Lembre-se de voltar aqui mais vezes para ver as atualizações, ok!? rsrs

 

3º passo – Buscar as vagas propriamente ditas

 

Quais os melhores sites para quem está buscando emprego? Quais vantagens, desvantagens e informações interessantes de cada um?

Respondo estas perguntas neste vídeo aqui.

Apenas a título de curiosidade….este é o vídeo mais visto do meu canal. Tem mais de 12 mil visualizações.

Quer saber se uma empresa é boa para se trabalhar ou não, quais os salários que são pagos e como é o processo seletivo? Se você não tem um amigo dentro de tal empresa para te dar estas informações, você pode usar estes dois recursos que explico no vídeo.

1 – Lovemondays

2 – Glassdoor

Para entender melhor que sites são esses e como usá-los, veja o vídeo.

Ah, mas cuidado para não se iludir neste mundo de vagas de emprego. Infelizmente, como diriam nossas avós, “nem tudo que reluz é ouro”. Depois de ver tantas divulgações de vagas de emprego falsas, resolvi fazer este vídeo com algumas dicas para você também poder identificar.

 

4º passo – Preparação para a tão sonhada entrevista de emprego

 

Depois de ter dado os passos anteriores de forma acertada, você conseguiu ser chamado para a tão sonhada entrevista de emprego de uma vaga verdadeira. (Se você ainda não tem certeza se a vaga é verdadeira ou falsa, volte uma casa e veja o vídeo anterior. Nem saia de casa se você não está seguro de que está indo para uma entrevista de emprego num lugar confiável e com uma vaga verdadeira.)

Sem dúvida, esta é a parte mais importante do processo seletivo. Aqui é praticamente aquele momento do “ou tudo ou nada”. Você pode até ter chegado aqui com um currículo “meia boca”, mas dificilmente você irá adiante com um desempenho “meia boca” na entrevista. Justamente por saber disso, muitas pessoas ficam nervosas, tensas, paralisadas e etc, só de pensar que terão que participar de uma entrevista de emprego.

Porém, eu tenho uma boa notícia…. este é o item onde tenho mais dicas prontinhas para te dar. Está preparado para a avalanche de informação sobre como se preparar ou se comportar em uma entrevista de emprego!? Então vamos lá!

Neste texto do Superela, eu dei nada menos do que viiinteee, sim, 20 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Na minha experiência já vi muito candidato ser preferido para a contratação por demonstrar mais confiança durante a entrevista do que outros com mais experiência e qualificação. Desta forma, use suas melhores estratégias para lidar melhor com a ansiedade e demonstrar confiança durante a entrevista.

Esqueça essa estória de controlar totalmente a ansiedade ou achar que conseguirá não ficar ansioso durante a entrevista. O que você precisa é aprender a conviver bem com ela e não deixá-la te atrapalhar. Se você não tem a menor ideia de como fazer isso e ainda por cima demonstrar confiança, veja este vídeo até o fim que tem 7 dicas muito boas sobre este assunto, principalmente a última.

Uma pergunta muito comum de surgir nas entrevistas de emprego e até quando você cadastra seu CV em vários sites, é: Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Certos candidatos têm duvidas sobre o que dizer ao dar os motivo de querer trabalhar em determinada empresa, por isso, preparei este texto explicando como dar uma resposta adequada e autêntica a esta pergunta.

Veja este texto sobre “Por que quero trabalhar nesta empresa?

Provavelmente você não terminará esta etapa do processo seletivo (a tão sonhada entrevista de emprego) sem falar sobre sua pretensão salarial. Muitas empresas, antes mesmo de te chamar para a entrevista, já fazem esta pergunta.

Depois de ter criado todos estes conteúdos que apresentei acima, encontrei um texto da ex-editora da Harvard Business Review e co-autora de livro (Karen Dillon), dando algumas dicas também interessantes sobre “Em que você deve (e não deve) se concentrar antes de uma entrevista de emprego“. Como o texto não tinha tradução para o Português, fiz a tradução e compartilhei aqui no site. Você verá que algumas dicas se assemelham ao que já falei antes, então pode confiar no que estamos falando. 😉

Se mesmo depois de ler todas essas dicas, você ainda se sentir inseguro em relação ao seu desempenho numa entrevista de emprego ou desejar treinar como responder aquelas perguntinhas mais delicadas, como: “Quais seus pontos fortes e fracos?” ou “Por qual motivo você foi demitido do seu último emprego?”. Recomendo que você contrate o meu serviço de “Preparação e Simulação de Entrevista“. Este serviço é oferecido por Skype e tem duração aproximada de 1h. 

 

5º passo – Aguardar o (maldito) retorno da empresa

 

Você fez a entrevista e sente que tem grandes chances de ser aprovado. Isso é ótimo! Mas e o que fazer até eles efetivamente te darem um retorno informando sobre sua aprovação ou não?

Certa vez aprendi que é muito elegante e educado quando mandamos um e-mail de agradecimento por participar do processo seletivo, reforçamos nosso interesse em participar da vaga e nos colocamos a disposição para esclarecimento de novas informações. Pouquíssimos candidatos fazem isso e é uma boa maneira de nos mantermos na mente do(s) entrevistador(es).

Realmente, na minha experiência vi poucas vezes isso acontecer e eu achava bem interessante quando via o candidato ter esse cuidado. Este e-mail também pode servir para você explicar um pouco melhor algo que sua intuição está dizendo que você pode não ter se expressado tão bem na entrevista. Porém, se tiver que fazer esse pequeno adendo, faça com muito cuidado e sutileza para não parecer que você está se contradizendo em relação a entrevista, ok?

Muitas pessoas reclamam (e com toooda razão) que as empresas costumam falhar na hora de dar um retorno para os candidatos. Elas simplesmente não dão nenhum retorno e isso é algo extremamente aborrecedor e desrespeitoso.

Para ajudar os candidatos a entenderem o que acontece, fiz este texto para o Superela explicando os “3 motivos pelos quais as empresas não dão uma resposta aos candidatos“.

O fato de eu explicar o que acontece nos bastidores não significa que eu concorde com esse tipo de comportamento por parte das empresas, ok?! E muito menos que fui perfeita em toda minha carreira em RH e nunca falhei demorando mais do que devia para dar um retorno. Apesar de já ter falhando algumas vezes, na maioria das situações eu procurava tomar um grande cuidado para os candidatos não ficarem sem retorno ou entenderem quando um processo foi encerrado, como por exemplo, dizendo que se eu não entrasse em contato até a data “tal” é porque ele não foi selecionado para a próxima etapa. A minha regra sempre foi tratar os candidatos com o mesmo nível de respeito ou até maior do que eu gostaria de ser tratada.

Neste mesmo texto também dou uma orientação sobre o que fazer para evitar ou lidar melhor com a falta de retorno por parte da empresa. Veja lá para não se sentir demasiadamente ansioso ou frustrado com esta situação.

 

6º e último passo – Comece AGORA!

 

Para encontrar o emprego que você tanto deseja, comece agora a seguir cada uma das dicas que dei no texto. Comece por pequenas ações que ao se juntarem trarão o resultado que você tanto deseja.

Então comece por:

  1. Salvando este texto nos seus favoritos para poder retornar nele sempre que precisar;
  2. Inscrevendo-se nesta lista especial para quem está em busca de um novo emprego, assim você saberá de todas as novas dicas e informações que eu tiver para te dar sobre este assunto;
  3. Lendo e relendo cada uma das dicas e links que foram compartilhados neste texto;
  4. Seguido a página da RealizaSonho em todas as redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram), assim você não perde nenhum conteúdo que compartilho por lá…. Inclusive o texto polêmico no qual dou minha opinião sobre a pergunta que o CEO do Burger King faz em todas as entrevistas de emprego e
  5. Se você sentir que está adiando o início da procura por um emprego. Conheça a técnica “pelo menos” e pare de procrastinar agora.

Atenção: Estou criando um novo produto/serviço que unirá todos os meus atuais serviços voltados para recolocação/novo emprego, também incluirá outras informações e estratégias muito úteis para quem deseja conseguir um emprego. Este produto/serviço terá um valor e dinâmica de trabalho mais interessante do que a contratação de um processo de coaching de forma individual. Caso você deseje receber informações em primeira mão sobre este lançamento, inscreva-se aqui.

Imagem: Pixabay

Psicóloga e Coach. Meu objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem novas possibilidades para ultrapassar as barreiras para a REALIZAÇÃO dos seus SONHOS, tanto profissionais quanto pessoais.

Comentários

comentários

  • Ponha em prática os seus sonhos e viva de realizações.

    21 99897-5242

    thais.canto@realizasonho.com

    • RealizaSonho por Thaís Canto - LinkedIn
    • RealizaSonho por Thaís Canto - Instagram
    • RealizaSonho por Thaís Canto - Youtube








  • Cadastre-se e receba dicas para

    realizar seus sonhos!